Cena 2 - Pssiu! É com você professor...

Mas gostaríamos de perguntar a cada um de vocês - Como anda a sua criatividade? Leiam o seguinte texto:


Cinco afirmativas castradoras da criatividade
Valéria Poletti

Conheça as cinco afirmativas que castram a sua criatividade:

1. Não pode! Antídoto: tudo pode, até que se prove o contrário. Claro que em qualquer atividade há limitações, exceções concretas. Mas até que estejamos absolutamente convencidos de que o impedimento é procedente, devemos manter uma forte disposição psicológica de enfrentar e superar os obstáculos, dentro dos limites do bom senso.

2. Não é possível! Antídoto: tudo é possível, até que se prove o contrário. É preciso ser perseverante nas tentativas de tornar viável uma idéia criativa. Muitas vezes somos tentados a desistir de um bom projeto só porque as primeiras experiências não apresentam os resultados esperados.

3. Não vai dar certo! Antídoto: tudo vai dar certo, até que se prove o contrário. O que mais chateia nos trabalhos em grupo é a presença dos arautos do fracasso. Essas pessoas procuram dispersar o grupo, dividi-lo ou contaminá-lo com tal negativismo que só com muita paciência – ou indiferença – pode-se fazer com que o trabalho continue sem sofrer as influências de “baixo astral” desses pessimistas.

4. Não faz sentido! Antídoto: tudo faz sentido, até que se prove o contrário. Comete um erro elementar e primário aquele que busca obsessivamente um sentido na solução criativa. A criatividade caminha por estradas sinuosas e cheias de imprevistos. Os resultados positivos da idéia criativa transcendem o seu sentido.

5. Isto é bobagem! Antídoto: nada é bobagem, até que se prove o contrário. Essa é uma reação típica dos indivíduos que se levam demasiadamente a sério. Eles acreditam que qualquer coisa só é importante ou competente se for séria. Se coisas risonhas não fossem “sérias”, não existiriam lucrativas indústrias de brinquedos, passatempos, jogos...


Nesse sentido o que fazer para nos sentirmos criativos? Segundo Antônio Carlos Teixeira da Silva, existe solução. Vejam como.
Vamos refletir as leituras?

Diante da leitura, assista o clip: "A criação do mundo em um copo d'água

;">Gostaram? Reflitam a seguinte metáfora: Se imaginem uma gota, e o copo sua sala de aula. Que tipo de gota costuma ser? Comente!

8 comentários:

Anônimo disse...

É um texto bastante reflexivo,nos faz refletir o quanto é importante a criatividade em sala de aula para que os alunos prestem atenção, participem e gostem de estar ali. O professor tem que inovar as suas aulas, fazer a diferença, tanto na escola quanto na vida dos alunos, deixar a sua marca. Diante das modernas tecnologias do mundo da informação, a internet tem que ser vista pelo professor como facilitadora e colaboradora na criatividade no seu planejamento, pois de acordo com o texto a criatividade é a mola mestra que impulsiona o novo saber.

Anônimo disse...

É ppoder desenvolver uma atividade de maneira atrativa.
É propor novidades de atividades agradável e curiosa.
É criar atividades curiosa e com reflexão.

CEIR MARIA BORITZA. MARIA MENDES DE SOUSA.BG

Anônimo disse...

A criatividade pode ser desenvolvida exercitando, testando até que adquiramos "visão" do que deve ser feito nas diferentes situaçãoes

Anônimo disse...

Criar,é pessoal, pode ser em grupo, é algo informal. è partricipativo, é transformar o que já foi feito em algo melhor. É da sua particpação ao mundo.
É respeitar o "eu" em relação ao outro "eu". É transformar unidades em um só conjunto.

Anônimo disse...

Ser criativo sempre!!!

Não podemos desistir logo no primeiro passo, obstáculo.
É essencial não cairmos na rotina; termos um objetivo e não desistir devido a pensamentos ou palavras negativas de outros.
Devemos sempre buscar novos objetivos e recursos que nos auxiliem em nosso dia a dia!!!

Anônimo disse...

Ser criativo é inovar e não desistir dos objetivos mesmo quando há barreiras e até mesmo companheiros que venham com palavras e idéias negativas tentando fazer com que você desista do alvo.

Anônimo disse...

Este texto nos faz refletir o quanto é necessário a criatividade em sala de aula para prender atenção dos alunos e fazendo com participem, enriqueçam seus conhecimentos, pois acreditamos que todos o indivíduo tem potencial para resolver problemas que diante cada situação-problema, vem a flora sua criatividade que auxiliarão nos problemas surgidos.

Anônimo disse...

Copo,copo,copo!!!Acho que o problema de falta de criatividade em nossos salas de aula está justamente aí:estamos fazendo delas simplesmente "copos".E copo,sinceramente,é algo pequeno,apertado,limitado...Temos que transformá-las logo em baldes(daqueles bem grandes,de preferência)e convidarmos nossos alunos a chutá-los e inundarmos nossas salas de aulas de pura criatividade ... (Gui)

Trabalhar a criatividade é motivar o aluno a reflexão, seja de modo interativo ou não, pois o mundo o mesmo terá uma visão sobre um determinado assunto ou tema exposto a ele. E o professor é o norteador para diversificar a idéias apresentadas ao seu público alvo que é o aluno... (Belmira - BG)